Trabalho on-line: Como conseguir, dicas e plataformas para buscas

Como conseguir um trabalho on-line?

A pandemia pode até ter acelerado o processo, mas o trabalho on-line sempre foi o sonho de muita gente. 

Não somente pela economia, mas também, porque o trabalho on-line passou a ser uma prática que dá certo, sem falar que muitas profissões podem ser desempenhadas, naturalmente, apenas com o auxílio da tecnologia. 

É por isso que existem sites que podem ajudar você a buscar um trabalho on-line.  Veja só:

. Linkedin: é uma rede social destinada ao trato profissional, por isso, a rede tem como meta lhe ajudar a manter uma lista de contatos e encontrar pessoas, por meio de contatos das pessoas que você conhece. 

O Linkedin funciona como uma via de mão dupla; ao mesmo tempo em que auxilia profissionais a encontrar emprego, é um canal aberto para que as empresas encontrem profissionais para os seus negócios.

. Vagas.com: aqui, a primeira coisa a fazer é criar um cadastro gratuito e preencher seu currículo. Assim que encontrar uma vaga do seu interesse, você pode se candidatar gratuitamente. Só que o processo seletivo é feito pela empresa que está contratando para a vaga. Se o seu perfil estiver de acordo com o da empresa, esta pode ser a sua oportunidade.

. Trabalha Brasil: é um site de empregos, criado pelo SINE – Sistema Nacional de Empregos, cuja intenção é a de proporcionar acesso a vagas de emprego. Mas atenção: as vagas não são todas on-line.

. Jooble: é um site internacional de busca de empregos usado por milhões de pessoas em cerca de setenta países todos os dias. O Jooble é um dos três sites mais visitados do mundo no quesito buscas por emprego.

. Google Jobs: o Google criou uma função no seu buscador para pessoas conseguirem emprego. No momento em que fizer a pesquisa, haverá um algoritmo do Google Jobs que irá listar as oportunidades em um card no topo das respostas. 

Dicas para você conseguir uma vaga pela internet

  • Esteja sempre atento no momento em que preencher seus dados. Ainda que você encontre sites que permitem o preenchimento aos poucos, esteja alerta para completar adequadamente todas as informações, porque, assim como você, há mil outras pessoas querendo talvez a mesma vaga.
  • As indicações são sempre muito bem-vindas, da mesma forma as cartas de recomendação. Você pode pedir em empresas nas quais trabalhou anteriormente, a professores e até mesmo a escola na qual se formou. 
  • Crie o seu networking. Dessa forma, você pode trocar informações e até saber de vagas disponíveis. 
  • Lance mão de todas as possibilidades, pesquise vagas em diferentes lugares e não se esqueça dos grupos de busca de emprego no seu Whatsapp.

Como você pode conhecer a empresa antes de ser contratado

Não conhece a empresa, está inseguro em relação ao ambiente? confira como é o ambiente de trabalho da empresa com o Glassdoor. 

Embora seu desejo de conquistar uma vaga seja grande, pode ocorrer de se decepcionar com a empresa ou você consegue o trabalho, mas a empresa não tem nada a ver com você. 

Para isso, existe o site Glassdoor que reúne diversas informações sobre empresas daqui e de diferentes países do mundo. 

O site oferece diversos recursos que funcionam como mediação no processo de contratação das empresas e um deles, que é bastante peculiar, é o de coleta de depoimentos anônimos de funcionários que atuam ou já tiveram alguma experiência prévia na empresa. 

No Glassdoor, você vai conhecer a opinião de funcionários da empresa para a qual deseja trabalhar. Assim você terá diversas informações, referentes ao ambiente de trabalho de determinados locais, em que seus usuários deixam registradas suas impressões e opiniões acerca de determinadas companhias.

A  plataforma pode ajudar a conhecer melhor a cultura de determinada empresa e, assim, verificar em que medida a vaga corresponde ao seu perfil.

Sites e plataformas para buscas de trabalho on-line

  • Workana: é uma plataforma de mercado para trabalho freelancer e remoto, de contratação de trabalhadores independentes. A empresa tem sua sede na Argentina e, também, possui escritórios no Brasil e em outros países.
  • Superprof: é uma plataforma de aulas particulares no Brasil que ajuda a fazer a mediação entre professores e alunos e vise e versa.
  • Corujito:  é uma plataforma de ensino no qual qualquer pessoa pode aprender e ensinar qualquer assunto por meio de aulas particulares, personalizadas e ao vivo, ou seja, on-line, de forma simples, prática e segura.
  • GetNinjas: é uma empresa de internet brasileira, com sede em São Paulo, que gerencia a maior plataforma on-line para conectar clientes a prestadores de serviços por todo país. O aplicativo oferece serviços em diversas categorias, com mais de 500 tipos, que vão desde serviços domésticos e reformas e reparos, a fotógrafos e designers.

Quais são as profissões on-line que podem ser praticadas tranquilamente pela internet? 

  • Criação de textos/copywriter: profissionais que criam textos em razão de demandas crescentes no mercado, pela criação de blogs e conteúdos originais para redes sociais;
  • Revisor: é o profissional formado em Letras que faz a correção gramatical da sintaxe e semântica de vários tipos de texto;
  • Designer de sites: criação de sites na internet, especialmente para quem também está a abrir uma empresa e precisa de um site para promovê-la;
  • Transcrição: consiste em ouvir gravações de áudio e transcrever o que dito nessas gravações;
  • Analista de SEO: criação de backlinks, otimização de conteúdos com as palavras-chave que compõem a estratégia base de SEO;
  • Especialista em Facebook Ads: há uma grande procura por este profissional, especialmente àquele que possui conhecimento especializado. O trabalho pode ser realizado on-line com diversas marcas na criação de também novas campanhas;
  • Designer gráfico: para o profissional que trabalha com arte. Existem diversos empresas que estão à procura de profissionais que possam desenvolver e-mails, logotipos e outros elementos da identidade visual da marca;
  • Dublagem: trabalho bastante interessante, desejo de muitos profissionais que já nasceram com voz maravilhosa e/ou sabem também imitar diversos sotaques, tons e velocidades de fala? Esta é uma profissão que pode ser realizada de forma on-line;
  • Testagem de sites: seguir o roteiro de navegação fornecido pela empresa ou marca e ir respondendo as questões relevantes durante o processo;
  • Administração de redes sociais: é bastante interessante, especialmente, para quem já tem experiência com a criação e o gerenciamento de campanhas de publicidade nas redes sociais. Chamado também de Trabalho on-line de social media manager;
  • Professor on-line: você pode tanto anunciar como trabalhar on-line como professor. Da mesma forma, se é um professor de língua estrangeira, pode também trabalhar com traduções;
  • Personal trainer: é uma profissão que está em alta, ainda de forma on-line. Com esse isolamento proverbial, muitas pessoas buscam fazer atividades físicas e com aulas on-line. As atividades podem perfeitamente ser adaptadas.

Empresas que contratam profissionais para realizarem trabalho on-line

  • XP Inc.: empresa brasileira de gestão de investimentos que oferece produtos de renda fixa, ações, fundos de investimento e previdência privada, além de administração de patrimônio e outros serviços financeiros;
  • CI&T: empresa de especialistas digitais que identifica oportunidades reais e descobre o que precisa ser feito de marcas de todo o mundo;
  • Ticket Log: empresa de gestão de frotas e mobilidade que oferece soluções para flexibilizar a mobilidade urbana, para pessoas e empresas aproveitarem o tempo da melhor forma possível;
  • Gol: Linhas Aéreas;

Bancos digitais.

  • Natura: cosméticos.
  • Data Info: empresa de serviços de TI específicos para a transformação digital de empresas.
  • PicPay: é um aplicativo fintech brasileiro que funciona como uma carteira digital. 

Vantagens e desvantagens do trabalho on-line

Vantagens para você: com o trabalho on-line você terá  mais tempo e qualidade de vida, poderá fazer economia, além de ganhar mais dinheiro, pois quase não terá despesas. 

Vantagens para a Empresa: não deixa de ser uma forma de diminuir gastos  como água, luz, alimentação e transporte e pode também aumentar o número de funcionários especializados, além de conseguir implementar gestão de resultados dentro da empresa.

Desvantagens para você: certamente será muito maior a cobrança por resultados, em alguns casos poderá não ter direitos trabalhistas, e sempre existirá seja on-line, seja presencial, o fator vulnerabilidade.

Desvantagens para a Empresa: muitas empresas reclamam da dificuldade em comunicação e até mesmo treinar o profissional, a fim de que ele possa realizar as atividades, de acordo com as necessidades da empresa. outra coisa é que a segurança de dados pode ficar mais fragilizada.

Dicas para conseguir um trabalho on-line e permanecer empregado

  • Faça cadastros em sites e plataformas de acordo com sua especialidade;
  • Em sua casal, defina um local para trabalhar e não ser incomodado. Aproveite e decore, coloque seus livros, faça de tudo para se sentir bem confortável;
  • Não se deixe distrair. Este é o maior pecado. O horário de trabalho deve ser respeitado. Nada de conversar com vizinhos, assistir à TV, trocar ideia com esposa ou marido ou brincar com o cachorrinho ou com o gatinho;
  • Não precisa usar terno e gravata, tampouco calçar um scarpin, mas se vista, jamais trabalhe de pijama ou de camisola. Se assim for, será o fim de sua carreira;
  • E estude, se informe, atualize-se. O trabalho on-line é o seu trabalho. Invista nele, portanto.

Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *