Mercado de trabalho: quais são as áreas em alta?

Os estudantes e profissionais que se preocupam com a carreira no longo prazo, sempre procuram entender as tendências, e o que esperar do mercado de trabalho nos próximos anos, não é mesmo?

Dessa forma, é possível já investir em cursos, e começar a montar um currículo para estar sempre trabalhando em áreas que estão em alta.

No entanto, o mundo sofre mudanças constantemente. E, de certa forma, tudo o que acontece ao redor do mundo acaba impactando nas perspectivas de trabalho dentro do Brasil.

Nos últimos anos, as crises políticas e financeiras abalaram o Brasil, levando a anos de forte desaceleração da economia e do mercado de trabalho como um todo.

Pensando nisso, e em conseguir melhores condições, muitos profissionais buscam agora, compreender o que podem fazer para conseguir um emprego de destaque. E que garanta estabilidade financeira, mesmo em um cenário tão incerto.

Pensando nisso, elaboramos esse artigo para te mostrar quais são as áreas em alta no mercado de trabalho. E te ajudar a visualizar se a sua área faz parte, ou não, das carreiras do futuro.

Mas, antes de começar, é importante destacar que sempre é possível começar a aprender algo novo. Portanto, se nenhuma das áreas em alta no mercado estiverem relacionadas com o seu segmento de atuação, não se preocupe!

Existe alguma área em alta no mercado de trabalho?

Se a ideia é migrar para uma dessas áreas, você pode procurar por cursos presenciais, à distância e cursos extracurriculares para incrementar o seu currículo. E, aos poucos, conseguir ganhar espaço dentro da área de atuação que você deseja.

Hoje, as áreas em alta estão voltadas para os segmentos de tecnologia, finanças, gestão, alimentação e saúde. Nos últimos anos, as vagas dentro desses setores só cresceram e todos eles estão apontando para um cenário muito positivo no futuro.

Ao mesmo tempo, o mercado está se tornando cada vez mais competitivo. E as pessoas estão tendo que desenvolver conhecimentos e habilidades, além da maioria para conseguir se destacar nas pesquisas das empresas.

As áreas em alta no mercado de trabalho, variam conforme uma série de fatores, e se desenvolvem na sociedade global como um todo.

Por exemplo, com a rápida e imensa expansão da tecnologia, as áreas voltadas para a tecnologia acabam ganhando um destaque maior. Pois muitas empresas começam a precisar de profissionais que entendam do assunto para atuar.

Por outro lado, em momentos delicados, como foi o caso da pandemia de Coronavírus, em que o foco principal passou a ser a saúde e o bem-estar dos cidadãos, as áreas voltadas à medicina e à saúde tiveram um destaque muito maior.

Fato é que sempre existem áreas em alta, e essas áreas estarão relacionadas, direta ou indiretamente, aos acontecimentos mais importantes da sociedade.

Hoje, diversos são os setores e áreas de grande importância no Brasil, e no mercado de trabalho mundial como um todo. E é sobre elas que vamos falar agora!

Confira a seguir algumas das principais áreas em alta no mercado de trabalho, e as formações relacionadas a cada uma delas!

Área da Saúde

A área da saúde é uma das áreas do mercado de trabalho que nunca sai do topo da oferta de trabalho, e de novos cursos.

Afinal, seja em um ambiente econômico favorável ou não, seja em economias desenvolvidas ou subdesenvolvidas, médicos, psicólogos, cirurgiões, enfermeiros e todos os demais profissionais da saúde, são essenciais todos os dias.

Dentro da área, a Psicologia ganhou um forte impulso nos últimos anos, por conta das ideias que estão ganhando força sobre a importância do autocuidado, e da saúde mental do ser humano.

Para atuar na área da saúde, você pode se formar em medicina, fisioterapia, odontologia, enfermagem, psicologia, biomedicina e diversos outros cursos atrelados ao setor, como estética, outra área que cresceu muito nos últimos anos.

Finanças

Outra área que nunca sai de alta no mercado de trabalho brasileiro, é a de finanças. Ela engloba gestão financeira e planejamento financeiro.

Sem dúvida, você já ouviu falar sobre a importância dos investimentos para os grandes negócios, e que é essencial manter a saúde financeira de uma empresa para que ela tenha sucesso, não é mesmo?

Pois é justamente isso que os profissionais voltados para a área de finanças fazem! Esses profissionais conseguem ajudar pessoas e empresas a investirem, reorganizar a vida financeira, gerar lucro e encarar momentos de crise da forma mais otimizada possível.

Além disso, ele fica responsável por garantir a saúde financeira das instituições privadas e públicas.

As formações atreladas à área de finanças são: economia, administração, gestão financeira e ciências contábeis.

Administração e o mercado de trabalho

O curso de administração é antigo, e se mantém como um dos mais procurados hoje em dia. Afinal, essa área tem uma grande importância no mercado de trabalho.

Os administradores são os responsáveis por conduzir as empresas da melhor maneira, visando sempre o crescimento e o sucesso.

Eles conseguem cuidar da gestão, finanças, realizar análise de concorrência, enxugar despesas, manter a empresa funcionando, pensar e desenvolver novos produtos e novos serviços, cuidar do RH e muito mais!

A principal formação para trabalhar como administrador, ou gestor, é o curso de Administração de Empresas.

No entanto, pessoas formadas em economia, gestão, comércio exterior, relações internacionais e contábeis também costumam se dar muito bem no segmento.

Marketing

O foco de qualquer empresa hoje em dia, mais do que nunca, é crescer nos meios digitais, para ganhar visibilidade e, dessa forma, chegar ao sucesso.

Dentro dessa demanda, a área de marketing se encontra em expansão todos os anos, pois o marketing se tornou fundamental para as marcas.

O profissional de marketing consegue entender muito bem quem é o público-alvo de uma empresa, e realizar ações (como postagens, anúncios em redes sociais, e-mails, etc.) que atingem especificamente essas pessoas, aumentando a visibilidade e a clientela.

Para atuar com marketing, o profissional pode cursar comunicação social, marketing, publicidade e propaganda, design e realizar diversos cursos voltados para as várias áreas do marketing, como marketing digital, marketing de comunicação e etc.

Tecnologia

Essa área, sem dúvida, não poderia ficar fora dessa lista! Pois é uma das que mais estão em alta no mercado de trabalho. Principalmente por conta do aumento no número de inovações tecnológicas, e a rapidez com que elas acontecem.

O dia a dia de todas as pessoas está cada vez mais tecnológico, com tudo podendo ser feito através do celular, e com inovações que já conseguem prever carros sem motoristas, circulando sozinhos pela cidade logo logo.

Nesse mundo, quem sabe sobre tecnologia está no topo! A área é muito extensa, sendo possível atuar com diversas funções diferentes, desde programação até design.

Por isso, é muito provável achar um campo dentro da tecnologia que te chame a atenção, e esteja de acordo com as suas habilidades.

Os profissionais dessa área costumam se formar em cursos como ciência da computação, análises de sistemas, UX, redes de computadores, gestão da tecnologia da informação, engenharia de computação e banco de dados.

Logística e compras

Por fim, outras duas áreas relacionadas que estão muito em alta, são a de logística e a de compras.

A área de compras é a que faz toda a atividade mundial funcionar, sendo de responsabilidade do profissional procurar e negociar com fornecedores, fazer aquisições, renegociar contrato e procurar as melhores oportunidades do mercado.

Para trabalhar com compras, é interessante cursar gestão comercial, comércio exterior ou relações internacionais.

A logística, por sua vez, é a mãe do comércio nacional e internacional. Nessa área, os profissionais são totalmente estratégicos, e devem conseguir pensar nas melhores formas de otimizar as atividades das empresas e, consequentemente, o nosso dia a dia.

Seja uma encomenda que chegou da China para você, ou o molho de tomate que você comprou no mercado, tudo isso só funciona por conta dos profissionais de logística!

Os cursos indicados para atuar na área são engenharia de produção, engenharia ferroviária e logística, engenharia de transporte e logística e o curso de logística.

Como saber se a minha área está em alta no mercado de trabalho?

Existem algumas formas de analisar se a sua área está em alta no mercado de trabalho atualmente. Por exemplo, você pode procurar no Google qual foi o crescimento do seu setor nos últimos anos, e verificar se ele está crescendo ou caindo.

Outra forma é procurar por vagas na internet que estejam relacionadas à sua área. Se quase não existirem vagas, muito provavelmente o mercado já está saturado, e a área está estagnada. Ou seja, sem apresentar um crescimento significativo.

Também é possível se basear nas dicas de áreas em alta no mercado de trabalho que trouxemos aqui.

A sua se encaixa em uma delas? Se sim, muito provavelmente você tem oportunidades para aproveitar!

Se não está, pode ser a hora de começar a pensar em investir em novos conhecimentos e, aos poucos, se inserir dentro desses mercados, que só prometem crescer cada vez mais!

Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *