Programa Empreender Mais Simples – SEBRAE: Como funciona?

Programa Empreender

No post de hoje, você saberá o que é o Programa Empreender Mais Simples Sebrae, como funciona e para quem se destina.

O empreendedorismo está cada vez mais em alta no mundo todo. Contudo, empreender no Brasil, pode não ser uma tarefa tão fácil. Afinal de contas, a burocracia, muitas vezes, acaba atrapalhando os empreendedores a conseguirem desenvolver suas ideias inovadoras. 

Por isso, ainda que muitas pessoas tenham ideias maravilhosas, elas acabam desistindo de empreender no meio do caminho, por causa das dificuldades que encontram com a burocracia.

Mas, para tornar o caminho mais fácil, existem algumas iniciativas que fazem a diferença, como o Programa Empreender Mais Simples Sebrae.

Mas o que é o Programa Empreender Mais Simples Sebrae? Como ele funciona e quem pode se beneficiar desse programa para conquistar a sua tão sonhada empresa? 

Para saber mais informações sobre o programa, continue lendo este artigo, e confira tudo sobre esse programa.

O Que é o Programa Empreender Mais Simples Sebrae e como ele funciona?

O Programa Empreender Mais Simples Sebrae é uma parceria do Sebrae com o Banco do Brasil e com o Governo Federal, para reduzir a burocracia na abertura e manutenção de empresas. 

Além disso, busca também orientar pequenos empresários para obterem acesso ao crédito necessário para as suas empresas.

Dessa forma, clientes do Banco do Brasil passam a receber consultoria do Sebrae sobre orientação financeira, bem como formas de melhorar a gestão financeira da empresa. 

As consultorias são gratuitas, e o consultor designado pelo Sebrae irá até a empresa do cliente para oferecer a consultoria.

Burocracia na abertura de empresas no Brasil 

Para comprovar o quanto pode ser burocrático abrir uma empresa no país, podemos citar um estudo feito pelo Banco Mundial, no qual o Brasil ocupa a 123ª colocação no quesito facilidade para abrir uma empresa. 

A primeira colocada da lista, ou seja, o lugar menos burocrático para se abrir uma empresa, é na Nova Zelândia. Pois lá é possível abrir uma empresa em apenas um dia, enviando os documentos e todos os dados necessários pela internet.

Evidentemente, no Brasil é bem mais difícil abrir uma empresa, de modo que muitas vezes são necessários mais de 100 dias para conseguir reunir tudo que é necessário para a abertura. 

Contudo, mesmo em países mais burocráticos que a Nova Zelândia, esse procedimento não costuma levar mais do que 5 dias. Por isso, paciência tem sido um requisito fundamental para o empreendedor brasileiro.

No entanto, algumas iniciativas têm buscado mudar um pouco essa história, e facilitar os caminhos para os empreendedores, com a finalidade de diminuir essa burocracia que atrapalha tanto o surgimento de novos negócios no país.

O programa Empreender Mais Simples é uma dessas iniciativas que buscam facilitar a vida do novo empreendedor. O programa é uma parceria entre Sebrae, Banco do Brasil e Governo Federal. 

O objetivo é melhorar os sistemas de informática, para agilizar os procedimentos de criação, abertura e gerenciamento de empresas. Para isso, a iniciativa planeja investir R$ 200 milhões nesses sistemas.

Crédito de capital de giro Programa Empreender Mais Simples Sebrae

Além disso, quem participa da consultoria, também pode conseguir acesso a crédito de capital de giro no Banco do Brasil. As condições do crédito concedido pelo banco são muito vantajosas, e buscam se adequar às necessidades de cada empresa.

Isso é muito importante, pois a obtenção de crédito é uma das grandes dificuldades de pequenos empresários. Além de ser difícil conseguir o crédito, também é difícil alcançar as condições necessárias, e com juros mais baixos. 

Por isso, é comum que o empreendedor acabe desistindo do negócio, pela dificuldade em obter crédito. Mas também é comum para os que conseguem o crédito, que não consigam pagar os empréstimos que fizeram.

E é aí que entra o programa Empreender Mais Simples Sebrae pois, com ele, serão injetados bilhões de reais para serem usados como financiamentos mais vantajosos para os pequenos empresários. 

Dessa forma, as empresas iniciantes terão condições de crescer, e melhorar sua atuação no mercado, para conseguirem quitar o empréstimo inicial.

Quem optar pelo crédito da linha BNDES (Capital de Giro), ainda vai ter mais vantagens e facilidades para conseguir honrar o pagamento. 

Pois, nesse caso, o prazo de pagamento será de até 48 meses, sem cobranças de IOS (Imposto sobre Operações Financeiras), e com as taxas de juros a partir de 1,56% por mês. 

Além disso, conta com um prazo de 12 meses para começar a pagar a primeira parcela do financiamento.

Apoio do Sebrae

Uma vez com a empresa em funcionamento, aquilo que o financiamento do banco possibilita, o Sebrae atuará ao lado do empreendedor, acompanhando esses novos empresários de maneira intensiva, com a finalidade de ajudar no compromisso com os débitos e evitar atrasos no pagamento dos créditos concedidos.

É uma medida que ajuda a impulsionar a economia mundial. Todos os benefícios oferecidos são bons para o empreendedor, e também para a sociedade. Afinal de contas, o pequeno empresário deverá se comprometer a manter seus funcionários, e não demitir ninguém. 

As empresas que possuírem mais de 10 funcionários, também deverão admitir em seu quadro um Jovem Aprendiz, no prazo de até 6 meses após obter o crédito com o banco.

Quem pode participar?

Para participar do programa Empreender Mais Simples Sebrae é necessário ser cliente do Banco do Brasil. Pois a parceria visa atender especificamente a esse público, que terá acesso ao crédito desse banco, e à consultoria financeira e de gestão do Sebrae.

Para participar do programa, é necessário entrar em contato diretamente com o Sebrae, e dizer que deseja participar do programa Empreender Mais Simples do Sebrae com o Banco do Brasil. 

Então, você deverá responder um questionário. Em seguida, receberá a visita do consultor financeiro do Sebrae gratuitamente.

O consultor visitará a sua empresa e irá orientá-lo sobre o que é necessário para conseguir o crédito com o banco, de forma a obter as vantagens do programa.

Portanto, o programa Empreender Mais Simples Sebrae é pioneiro, para ajudar cada vez mais brasileiros a empreender, e a manterem suas pequenas empresas em funcionamento.

Com isso, ele gera benefícios individuais e para o país, na medida em que o sucesso das empresas ajuda a economia a girar, e evita crises financeiras, podendo até mesmo ajudar o país a sair de uma crise.

De todo modo, o Brasil ainda é um país com muita burocracia. Por isso, está longe de ser um lugar fácil de abrir e manter uma empresa. Contudo, ações como esse projeto são um bom começo para mudar essa cultura nacional!

Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *