10 dicas para a primeira entrevista de emprego

As empresas hoje adotam como primeiro passo na contratação de funcionários o recrutamento e a seleção, uma vez que esta é uma prática honesta e igualitária dentro das organizações. 

Por meio dos recrutamentos, as empresas lançam as vagas no mercado, recebem os currículos, analisa-os e procedem com a seleção que, por sua vez, escolherá o candidato que tem o perfil ideal à vaga.

Na verdade, o recrutamento  é  a  divulgação  da  vaga  no  mercado  de  trabalho  e  a seleção  é  a preferência pelo candidato por meio de técnicas e testes comportamentais. 

Se está  diante dessa situação, este post é dedicado a você, que está na iminência de passar por esse processo. 

Mas saiba que a preocupação com a entrevista é muito comum, tanto para jovens, em seu primeiro emprego, como para adultos, que já são mais experientes. 

Por isso, algumas posturas devem ser adotadas, pois, certamente, elas farão

grande diferença na conquista de uma vaga.

Para tanto, conheça as nossas dicas:

Como se portar diante do RH da empresa? 

1. a partir da entrada do candidato no local da entrevista, ele já está sendo avaliado,

portanto, a postura e educação devem começar na porta. Cumprimente as

pessoas e principalmente o entrevistador.

2. a pontualidade é primordial, por isso, jamais chegue atrasado. O ideal é chegar pelo menos uns 10 minutos antes do horário marcado. Caso ocorra um imprevisto, apenas se desculpe.

3. estude a empresa, ou seja, conheça a organização a qual você está a pleitear a vaga. Isso lhe ajudará muito no momento da entrevista. Ao conhecer a empresa, você se sentirá mais seguro no momento da entrevista.

4. seja sempre honesto e verdadeiro, ou seja, não crie  nada, pensando que assim você vai se favorecer. Pelo contrário, nunca diga aquilo que não é na entrevista, tampouco no currículo.

5. Não se afobe em responder às perguntas. Ouça o entrevistador com atenção e seja interessado. Deixe que o entrevistador pergunte à vontade. Ouça-o com atenção e, somente quando você tiver certeza de que a pergunta foi feita, responda.

Além disso, não olhe para o relógio, para a janela, somente para o entrevistador e caso ele lhe mostre alguma desenho ou figura. No mais, fale em bom tom, articulando bem as palavras, sem gírias, sem vícios de linguagem e o mais importante, sempre termine as frases.

6. durante toda a entrevista, procure ficar calmo e demonstre segurança. De novo, mantenha contato visual com quem fala, demonstre naturalidade, nunca use frases prontas.

7. as expressões faciais e gestuais são importantes, no entanto, não podem

ser exageradas.

8. se não entender, não se preocupe, peça para repetir a pergunta. Esse procedimento é muito normal. pergunte. É melhor interromper e dizer que não entendeu do que sair respondendo qualquer coisa que ele não precisa ouvir.

9. nunca comente depreciativamente sobre o chefe ou a empresa anterior e saiba pedir desculpas se cometer algum erro.

10. Ainda que seja experiente, que já tenha passado por várias entrevistas, prepare-se para a entrevista e responda a tudo. Depois, despeça do entrevistador com elegância e educação.


É aconselhável que você também: 

. faça perguntas ao entrevistador, por exemplo: sobre a vaga ou sobre a empresa. A pergunta, muitas vezes demonstra que você tem pro atividade, interesse e curiosidade pela vaga.

E se for uma entrevista online? 

Geralmente a entrevista online costuma seguir o mesmo formato da entrevista presencial. O cuidado que você deve ter com esse tipo der entrevista deve ser é com a conexão, para não cair ou ficar muito lenta.

Além disso, escolha o lugar mais tranquilo e silencioso de sua casa e, cuidado com o que tem atrás de você, o fundo, sem imagens, como porta de guarda-roupa aberta e pessoas da casa passando.  

Qual é a roupa adequada para ir em uma entrevista de emprego? 

De maneira geral, é importante usar roupas adequadas para uma entrevista de

emprego. 

Para as mulheres é proibido o uso de saias curtas, transparências, decotes, excesso de bijuterias, unhas muito longas, com esmaltes de cores fortes e com desenhos. Os cabelos devem estar limpos e bem penteados. As mulheres devem sempre usar sapatos com saltos

pequenos, nunca usar rasteirinhas, como também não devem usar muita maquiagem.  

Já os homens devem vestir camisa social. Terno e gravata, somente se o cargo permitir, caso contrário a camisa pode ser polo ou social. A calça pode ser jeans, desde que em bom estado. Os sapatos devem estar limpos. Evite tênis, exceto, é claro, se a vaga exige este

tipo de calçado. Os cabelos devem estar limpos e cortados assim como as

unhas. 

O que falar em uma entrevista de emprego?

Hoje em dia é muito comum as empresas obterem informações sobre um candidato a uma vaga de emprego antes mesmo da entrevista, por isso jamais minta em entrevistas, essa atitude pode acabar com uma ótima oportunidade de emprego. Por isso:

. fale sobre si, mas sem exagero,

. apresente quais são seus objetivos, tanto a curto quanto a longo prazo,

. diga naturalmente o que o levou a enviar o seu curriculum à empresa,

. da mesma forma, o que faz com que procure um emprego,

. acrescente sobre decisões importante que já tomou na vida, 

. como você se comporta, caso tenha de trabalhar sob pressão e com prazos definidos,

. o que costuma fazer com seu tempo livre,

. dê um motivo que faz com que você seja melhor que outros candidatos e, finalmente,

. seja sincero.

Já sabemos que hoje a concorrência por uma oportunidade de emprego está cada vez mais difícil, especialmente, em razão da situação econômica pela qual passamos.

Dessa forma, é preciso que você fique atento e, é claro, preparado para as mudanças e para as exigências impostas pelo mercado de trabalho.

Nós, do Estação Negócios, preparamos este post com a finalidade de que você seja feliz na sua busca pelo emprego.

Por isso, preparamos esse post com muito cuidado, com  a finalidade de fornecer

dicas de como se preparar e se portar em uma entrevista.

Saiba que estamos aqui torcendo por você!

Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *