Emprego: O que é importante e o que fazer para conseguir um?

Não importa a época, a economia, os problemas sociais que o país enfrenta, a busca pelo emprego sempre gerou preocupação para nós, brasileiros. 

Seja para o jovem que busca pelo primeiro emprego, seja para o homem ou mulher que já têm profissão e experiência, a insegurança e o nervosismo ocorrem, independente da idade, se há experiência ou não.

Por isso, neste post, vamos falar sobre o que é importante para você conseguir sua vaga, seu emprego. 

Muitas vezes a expectativa de um candidato é tão grande que podem ocorrer alguns deslizes que comprometem a vaga. Para que você não passe por isso, se liga no nosso post, porque temos certeza de que você vai gostar das nossas orientações. Vamos lá?

. Ter uma rede de contatos, um networking: até mesmo sites de empregos que recebem currículos, têm a rede de contatos como um ponto a favor do candidato. Por exemplo: há uma vaga numa determinada empresa que você não conhecia. 

Sendo assim, um amigo da rede de contatos pode te indicar e, a partir daí, você passa a conhecer a empresa e, se tudo der certo, chegar a uma entrevista e ocupar a vaga, não é bom demais?

 Esse tipo de contato, esse tipo de indicação ocorrem se você tiver um networking. Então, deixe de ser tímido e crie sua rede.

. Como se proceder num momento de seleção e/ou de entrevista: você não pode participar de uma seleção, na qual há várias pessoas numa mesma sala, com o mesmo objetivo, da mesma maneira como se comporta em família ou com amigos. 

Um dos itens mais analisados, durante uma entrevista, é a maneira como o candidato se comporta, seus gestos, movimentos, como ele ouve o outro e suas reações são todas ali analisadas. 

Por isso, um comportamento mais sério e mais cordial  é importante para que, neste momento, a sua pessoa seja destacada das outras, e isso faz toda a diferença.

. Capacidade de se expressar: em decorrência do item anterior, a capacidade de se expressar é importante no momento de conseguir uma vaga de emprego. 

Para tanto, não é preciso ser um orador nato, basta apenas responder  somente ao que se pergunta, pronunciando todas as sílabas, por exemplo, no uso do gerúndio, é “falando” e não “falano”, “dizendo” e não dizeno”. Saber usar também o subjuntivo, por exemplo: “caso esteja capacitado”, “quando obtiver boas conquistas”, quando nós mantivermos os resultados”, e ter cuidado para não usar muitas gírias.

. Saber trabalhar em equipe: este item é fundamental. Numa empresa, jamais estaremos sozinhos ou criaremos algum projeto sozinho. O que os empresários mais querem é a união da equipe. 

Por isso, saber trabalhar em grupo é essencial. Se você consegue ajudar colegas de trabalho, trocar conhecimento, experiência e tornar o serviço mais ágil e com o melhor resultado, saiba que seu reconhecimento e crescimento estarão garantidos.

. Liderança e visão ampla e sagaz: no mundo corporativo, ter boa visão da empresa é de fundamental importância, especialmente, se você aliar essa característica à sua capacidade de planejamento e organização, além de também saber gerenciar projetos, determinar prazos, metas e fazer com que eles sejam cumpridos. 

A ampla visão está diretamente ligada a outro item igualmente importante que é a liderança. São duas características que estão lado a lado no mundo corporativo.

. Fluência linguística e conhecimento de língua estrangeira: como já falamos, não é preciso ser escritor nato para conseguir uma boa vaga de emprego. Basta saber escrever bem e simplesmente, além de saber também acentuar palavras e ter domínio da pontuação, em especial, o uso da vírgula. Com esse domínio, você naturalmente saberá se expressar tanto na rescrita quanto oralmente. 

O conhecimento de uma língua estrangeira é inegável. Há pouco tempo, conheci uma pessoa que passou a estudar Mandarim, quando estava em sua busca por um emprego. Ela intuiu que o conhecimento de uma língua tão distante da nossa, poderia ser a chave para a conquista de uma vaga. Dito e feito. Um dos pontos que fez com que esta pessoa conseguisse o emprego foi seu conhecimento em Mandarim.

A propósito: segundo o blog Clube Chinês, os termos, “chinês” e “mandarim” são utilizados frequentemente como sinônimos, mas há uma pequena diferença: o termo “chinês” se refere à todas as línguas existentes dentro da China e o mandarim é falado por cerca de 70% da população chinesa, o restante, 30%, falam dialetos. 

O que fazer para encontrar um emprego? 

Da mesma forma que é uma luta procurar emprego, você tem de saber lidar com os cortes de funcionários nas empresas, com um nível de exigência empresarial cada vez maior e a ampla concorrência. Ou seja, da mesma forma que você, há outras milhões de pessoas na mesma situação.

Mas não deixe que esta realidade seja fator de desânimo ou desistência. Há vagas de emprego para todos, há o momento de cada um ganhar o seu galardão.

O que você deve fazer é listar as prioridades que irão lhe ajudar a conseguir sua vaga. Por exemplo: currículos cadastros e/ou entregues nos lugares certos.

(*** Já fizemos um post que explica tudo sobre sites de empregos, cadastro de currículos e como elaborar um bom currículo. Dá uma olhadinha, se for o caso.)

1. Quando falamos em elaborar uma rede de contatos, um networking, é para você conseguir uma indicação. Muitas a vezes, uma boa indicação pode ser mais eficaz que um currículo cadastrado. Isso porque os profissionais que recrutam preferem uma indicação, pois além de ser confiável, evita a perda de tempo em análise de uma lista imensa de currículo. 

Por isso, converse com seus professores, amigos, colegas de trabalho, gerente, para que eles possam te indicar. Você pode achar que não, você pode achar contraditório, mas o mundo corporativo é muito pequeno, em todas as áreas, pode crer. Por isso, deixe que as pessoas saibam que você está em busca de uma vaga de emprego.

2. elabore também uma lista das empresas que você sempre quis trabalhar e uma outra das empresas que você não conhece, mas que podem ser a sua porta de entrada. 

Para tanto, liste todas as empresas, faça uma busca sobre cada uma e, se, por ventura, ser chamada por alguma delas, antes de sair de casa para a entrevista, informe-se sobre a empresa. Pode acontecer de ser numa empresa até então desconhecida que você encontre uma excelente vaga de emprego e realize um excelente trabalho.

3 A organização do tempo é tudo, por isso, crie sua agenda e organize seus compromissos. 

Saiba que, para quem está em busca por uma vaga de emprego, pode ocorrer de você ter de participar de até duas entrevistas num mesmo dia. Pensando nesta possibilidade, não deixe que a falta de organização seja um impedimento para alcançar sua oportunidade. 

Assim que uma empresa lhe chamar, vá à sua agenda e certifique-se de qual dia é o melhor. Não fique preocupado em pedir para remarcar o dia. O que não pode acontecer é você faltar. Dessa forma, abra a página e marque o dia e a hora da entrevista e se prepare com antecedência. 

Gostou das nossas orientações? temos certeza de que com essas dicas você terá mais gás, mais força, mais incentivo para encontrar sua vaga de emprego. Então, se você gostou, fale com a gente, deixe aqui nos comentários. E, se quiser saber de algum assunto, relacionado ao universo de vagas e empregos, deixe também nos comentários. No próximo post, vamos dar orientação sobre como se proceder numa entrevista de emprego. Até lá!

Confira também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *